Anabolizantes VS Naturais: Efeitos Do Uso De Esteroides Na Musculação, Estudos E Exemplos Da Vida Real

Se você quiser saber a diferença no crescimento muscular entre o fisiculturismo natural e o aprimorado, então você vai querer ler este artigo.

Veremos como os esteroides funcionam, quão eficazes são, quantos músculos você pode construir naturalmente e muito mais … tudo com base nas pesquisas científicas mais recentes. Então, vamos mergulhar!

Anabolizantes VS Naturais: Efeitos Do Uso De Esteroides Na Musculação, Estudos E Exemplos Da Vida Real

O que são esteroides anabolizantes?

Os esteróides anabolizantes são substâncias artificiais que têm efeitos idênticos à testosterona no corpo. Eles aceleram a recuperação entre os treinos, aumentam a perda de gordura , aumentam a força e aumentam os músculos.

Embora a testosterona seja o esteróide mais popular, aqui estão algumas outras variações usadas com frequência:

  • Hemogenin
  • Deca-Durabolin
  • Dianabol
  • stanozolol

Os mecanismos exatos de construção muscular dos esteroides são complexos e dependem da variação que está sendo usada. Todos os esteroides, no entanto, induzem o crescimento muscular, beneficiando o equilíbrio da proteína muscular.

Eles fazem isso aumentando a síntese de proteínas , reduzindo a degradação de proteínas ou ambos. Como resultado, mais proteínas se acumulam dentro de um músculo (ou seja, crescimento muscular).

Além de aumentar o crescimento muscular diretamente, os esteroides também aceleram os ganhos indiretamente. Isso ocorre porque os esteroides influenciam a psique.

Um estudo, por exemplo, descobriu que os levantadores de peso ainda ganham muito mais músculos e força se pensarem que estão tomando esteroides, mas na verdade tomam um placebo.

Em outras palavras, parte do motivo pelo qual os esteroides funcionam é que os usuários esperam que funcionem.

Os esteroides carregam vários riscos de curto e logo prazo, como hipertensão, colesterol elevado, acne, diminuição da contagem de esperma e etc.

Quão eficazes são os esteróides?

Há muita controvérsia sobre esteróides.

Muitos fisiculturistas afirmam que os esteróides não beneficiam o crescimento muscular tanto quanto todo mundo pensa. Outros acreditam que é impossível ostentar uma quantidade decente de tecido muscular sem fazer suco.

Quem está certo?

Bem, para ver como os esteroides realmente são eficazes, vamos considerar um estudo fascinante de dez semanas publicado no The New England Journal of Medicine.

O estudo envolveu 43 homens com peso corporal normal entre as idades de 19 e 40 anos. Todos eles tinham experiência em treinamento de resistência e foram divididos em quatro grupos, como segue:

  • O grupo um não recebeu esteroides e não fez exercícios.
  • O grupo doisrecebeu 600 mg de enantato de testosterona a cada semana e seguiu uma rotina de levantamento de peso progressivo.
  • O grupo trêsnão recebeu esteróides, mas seguiu uma rotina de levantamento de peso progressivo.
  • O grupo quatrorecebeu 600 mg de enantato de testosterona por semana, enquanto seguia uma rotina de levantamento de peso progressivo.

A dieta de cada homem – ingestão de calorias, ingestão de proteínas e ingestão de micronutrientes – foi padronizada com base no peso corporal, e essas variáveis nutricionais foram ajustadas a cada duas semanas com base nas mudanças de peso corporal.

Os resultados?  Aqui está o que aconteceu após dez semanas:

  • Grupo um(natural, sem exercício) não viu mudanças significativas no tecido muscular e força.
  • O grupo dois(esteróides, sem exercícios) ganhou, em média, 3 quilos de músculos.
  • O grupo três(natural com exercícios) ganhou, em média, 1,8 quilos de músculos
  • O grupo quatro(esteróides com exercícios) ganhou, em média, 5 quilos de músculos.

Em outras palavras, aqueles que receberam injeções de testosterona ganharam três vezes mais músculos em dez semanas em comparação com aqueles que treinaram naturalmente (5 kg vs 1,8 kg).

E aqueles que receberam testosterona, mas não malharam, ainda ganharam muito mais músculos do que os naturais que levantaram peso três vezes por semana (3 Kg vs. 1,8 Kg)!

Sim, é isso mesmo, tomar 600 mg de testosterona causou mais crescimento muscular do que seguir uma rotina de treinamento de peso progressivo três dias por semana.

E observe que 600 mg é uma dosagem moderada para os padrões atuais. Muitos atletas tomam quantidades muito maiores, geralmente combinadas com outros esteroides.

E também tenha em mente que os esteroides têm uma curva de dose-resposta relacionada ao crescimento muscular. Quanto mais você pega, mais massa você ganha.

Então, como um levantador natural, é impossível competir com um fisiculturista aprimorado que toma uma quantidade decente de esteroides – não importa o quão duro você se exercite e quão bem você coma.

Quanto músculo você pode construir naturalmente?

Infelizmente, é impossível prever seu potencial de crescimento muscular exato. Esse valor é influenciado por muitos fatores, incluindo:

  • Seus níveis hormonais naturais: se você tem naturalmente níveis elevados de testosterona, pode construir mais músculos do que aqueles que são menos dotados.
  • Sua altura e estrutura óssea:se você é naturalmente grande e estruturado, tem potencial para construir mais músculos e maiores do que aqueles que são mais baixos e têm uma estrutura menor.
  • Sua dedicação:A maioria das pessoas nunca chega perto de seu potencial genético porque não se alimentam e treinam adequadamente ou porque desistem antes de atingir seu limite genético.

Além disso, existem muitos outros fatores que afetam a quantidade de músculo que você pode ganhar naturalmente. É por isso que é impossível prever seu potencial de construção muscular natural exato.

Você pode, no entanto, fazer uma estimativa relativamente precisa com uma fórmula criada pelo fisiculturista natural Dr. Casey Butt.

Sua fórmula, que é descrita abaixo, é baseada em seis anos de análise estatística de atletas de força e fisiculturistas sem drogas, desde a era pré-esteróide até os dias modernos.

H = Altura em polegadas

A = circunferência do tornozelo no menor ponto

W = circunferência do pulso medida no lado da mão do processo estilóide (a protuberância óssea na parte externa de seu pulso).
% Bf = A porcentagem de gordura corporal na qual você deseja prever sua massa magra máxima

A fórmula requer que você faça algumas medições, como avaliar as circunferências do tornozelo e do punho e o percentual de gordura corporal.

Se você não tiver as ferramentas de medição necessárias por perto ou não quiser ter problemas, existem alternativas mais simples, embora menos precisas, para prever seu potencial natural de construção muscular.

O respeitado redator de saúde e condicionamento físico Lyle McDonald criou uma dessas alternativas.

Anos de treinamento adequado VS Taxa de ganho muscular potencial por ano

  • 1 ano = 9 -12 Kg (1 Kg por mês)
  • 2 anos = 4 – 6 Kg (0,5 Kg por mês)
  • 3 anos = 2 – 3 Kg (0,25 Kg por mês)
  • 4+ anos = 0,9 – 1 Kg (não vale a pena calcular)

 

Em outras palavras, Lyle afirma que os homens podem construir de 8 a 22 Kg de músculos durante os primeiros quatro a cinco anos de treinamento e dieta adequados, após os quais a taxa de ganhos musculares adicionais torna-se bastante insignificante.

Portanto, se você começar com 63 Kg, deverá atingir cerca de 81 a 86 kg depois de quatro a cinco anos. (Isso é devido a um aumento na massa muscular, não devido ao ganho de gordura.)

É importante notar, entretanto, que esses números são baseados em levantadores do sexo masculino. De acordo com Lyle, as mulheres podem construir músculos em cerca de metade da taxa descrita na fórmula.

Ele também observa que a idade inicial desempenha um papel. Alguém que está na casa dos vinte anos pode, em geral, ganhar músculos mais rápido do que alguém com quarenta anos ou mais.

Também é importante observar que os números descritos acima são para aqueles que se exercitam, comem e se recuperam adequadamente.

Portanto, é para os levantadores que têm os fundamentos sob controle. Isso inclui malhar de forma consistente, aplicar sobrecarga progressiva, consumir calorias e proteínas suficientes, dormir o suficiente e de alta qualidade e assim por diante.

Alguém que tem levantado peso mal por anos ainda pode colher os benefícios dos “ganhos de novato” vinculados aos primeiros anos de treino.

Como saber se um fisiculturista usa ou já usou esteroides?

É fácil. Todo mundo que é maior do que você … mais forte do que você … mais magro do que você … ganha mais dinheiro do que você … e tem uma namorada mais gostosa usa esteroides – ponto final! Pelo menos, é assim que pensa o irmão médio da academia.

Na verdade, porém, é difícil dizer se alguém está tomando esteroides, embora algumas pistas possam revelar isso.

A pista mais óbvia é se o índice de massa livre de gordura (FFMI) de alguém está acima de 25.

É assim que funciona.

O FFMI é uma medida de quanta massa muscular você tem em relação à sua altura. Você pode visualizá-lo como o índice de massa corporal (IMC) para músculos.

Para descobrir seu FFMI, primeiro você precisa saber sua massa livre de gordura total. Para fazer isso, subtraia a quantidade de gordura corporal que você tem do seu peso corporal total.

Então, se você pesa 80 quilos e 25% (20 quilos) disso é gordura corporal, sua massa magra é de 60 quilos.

Em seguida, use a seguinte fórmula para descobrir seu FFMI:

  • FFMI = (Massa magra / 2,2) / ((Altura x 12,0 + pol.) X 0,0254) ² x 2,20462

(Se isso parece bobagem para você, use esta calculadora simples . Preencha sua altura, peso corporal e porcentagem de gordura corporal e o aplicativo calculará seu FFMI.)

Então, se a massa magra de um cara é 60 quilos e ele tem 180 cm de altura, seu FFMI de acordo com a fórmula é 18.519.

Qual é a relevância do FFMI?

Bem, um estudo com 157 atletas do sexo masculino, incluindo fisiculturistas de nível de elite e atletas homens fortes, comparou a diferença no FFMI entre usar e não esteroides.

E os pesquisadores descobriram que um FFMI de 25 foi o mais alto que um atleta natural atingiu.

Em outras palavras, se o FFMI de alguém ultrapassar a marca de 25 pontos, é muito plausível que ele use ou tenha usado esteroides.

Aqui estão algumas imagens de diferentes FFMIs.

Primeiro, vamos olhar para uma foto de Cristiano Ronaldo com 187 cm, 84 kg e 7% de gordura corporal, o que lhe dá um FFMI de 22,39.

Esse físico é alcançável naturalmente se você treinar forte e com inteligência, seguir um plano de nutrição adequado, dormir o suficiente e de boa qualidade e se manter dedicado.

O próximo físico, no entanto, é mais questionável. É o fisiculturista Steve Cook com 186 cm, 6% de gordura corporal e um peso corporal de 93 kg. Isso coloca seu FFMI em 25,5.

Como o FFMI dele está acima de 25, você provavelmente não alcançará esse físico naturalmente; no entanto, pode ser possível se você for abençoado com uma genética excelente.

Ok, continuando, aqui está uma foto de Arnold Schwarzenegger, que admitiu ter usado esteroides.

Com base nas estatísticas de Arnold (188 cm, 107 kg, 5% de gordura corporal), seu FFMI na foto é 28,55 – um estado que não é atingível naturalmente. Se você quiser atingir tal valor, terá que buscar substâncias anabolizantes.

Por fim, vamos dar uma olhada no Mr. Olympia Shawn Rhoden.

Com 109 kg, 178 cm e 4% de gordura corporal, seu FFMI é 33,10. Mais uma vez, você não construirá esse corpo apenas com frango, arroz, brócolis e creatina.

Outros sinais visuais do uso de esteroides

Calcular o FFMI de alguém não é a única maneira de estimar se alguém é natural. Outros sinais incluem:

Ombros e costas superdesenvolvidos, mas pernas subdesenvolvidas

Claro, isso também pode ser devido a negligenciar o dia das pernas. No entanto, se a parte superior do corpo – com os ombros e as costas em particular – for significativamente maior do que a parte inferior do corpo, isso pode ser um sinal de uso de esteroides.

A razão é que a parte superior do corpo tem muito mais receptores de androgênio do que a parte inferior, por isso os esteroides estimulam mais crescimento nessas áreas.

Desenvolvimento do tecido mamário em homens

A ginecomastia, também conhecida como desenvolvimento mamário em homens, é um efeito colateral comum dos esteroides. É causado por um desequilíbrio entre os níveis de estrogênio e testosterona.

Calvície masculina

Os esteroides frequentemente causam níveis elevados de diidrotestosterona. Isso pode levar à calvície de padrão masculino (queda de cabelo que começa na coroa ou nas têmporas da cabeça).

Acne (especialmente nas costas)

Claro, algumas pessoas são naturalmente mais propensas a acne do que outras. Mas os esteróides podem intensificar significativamente a acne. Portanto, se alguém é enorme e suas costas estão cobertas de espinhas, ele provavelmente está tomando esteróides.

Extremamente enxuto o ano todo

Como fisiculturista, você pode obter e manter um físico muito magro (<8%) por um curto período, como quando se prepara para uma sessão de fotos ou casamento.

Mas manter esse estado enxuto durante todo o ano não é sustentável naturalmente. Se alguém carrega muitos músculos e está sempre dilacerado até os ossos, provavelmente está tendo suco.

Como o uso de esteroides prejudica indiretamente os fisiculturistas naturais

Os esteróides podem não apenas ter desvantagens para seus usuários, mas também para aqueles que decidem permanecer naturais. Existem várias razões pelas quais os esteroides podem prejudicar o fisiculturismo natural, por exemplo:

Isso causa expectativas irrealistas

Se, como um fisiculturista natural, você comparar seu progresso e aparência com os de fisiculturistas avançados, você estará se preparando para a frustração.

Certos físicos simplesmente não são atingíveis como um levantador natural, não importa o quão duro e inteligente você se exercite e quão correta seja sua dieta.

Portanto, não compare seus resultados com os de levantadores aprimorados. Em vez disso, concentre-se em seu próprio progresso e certifique-se de ficar um pouco melhor a cada dia.

Isso assusta as mulheres longe de levantar pesos

Muitas mulheres acreditam que levantar mais do que halteres de plástico rosa fará com que se pareçam com o Hulk.

A verdade, porém, é que as mulheres só se tornam pesadas em resposta a um treinamento extenuante de força combinado com o uso de esteroides.

Se, como mulher, você seguir uma rotina de exercícios bem planejada envolvendo exercícios como agachamento, levantamento terra, supino, remadas e estocadas sem o uso de esteroides anabolizantes, você não se tornará excessivamente musculoso.

Más com uso do anabolizante ele o ajudará a obter e manter uma figura “tonificada” – como as que você vê na capa de revistas ou no seu feed do instagram.

O resultado final do fisiculturismo natural versus aprimorado

Embora haja muita desinformação sobre a diferença entre o fisiculturismo natural e o aprimorado, agora você sabe melhor como os esteroides influenciam o crescimento muscular.

Por exemplo, você aprendeu que é possível progredir muito como um levantador sem anabolizantes, mas se você deseja um físico como o de Arnold no auge, precisará de esteroides. É assim que as coisas são.

Depende de você o caminho que escolher. Ninguém deve julgá-lo por decidir permanecer natural ou não. Mas pelo menos agora você tem uma visão melhor do seu potencial de construção muscular.

Parece justo? Ótimo. Mas antes de ir, gostaríamos de ouvir de você. 

Qual é a sua opinião sobre fisiculturismo natural versus melhorado? Ou você tem alguma dúvida sobre o assunto?

Espero que tenha gostado de mais esse artigo, e até o próximo.

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