Causas do aumento do cortisol

O cortisol é o principal hormônio catabólico. Todos os praticantes de musculação estão convencidos de que é preciso lutar para não perder peso. No entanto, não existem hormônios “bons” ou “ruins” no corpo humano. Hoje falaremos sobre a finalidade do cortisol. Essas informações serão úteis para atletas de diferentes níveis de treinamento.

Funções de cortisol

Já dissemos que esse hormônio é um forte catabólico. Observe que as moléculas de cortisol são muito semelhantes aos esteróides e andrógenos . Isso se deve à presença na estrutura de todas essas substâncias ciclopentaperidrofenantreno. Assim, as moléculas de esteróides podem se ligar ao cortisol, e a interação reversa é impossível.

Isso se deve ao fato de que as moléculas de AAS têm a capacidade de se ligar ao hormônio catabólico e aos receptores de andrógenos de diferentes maneiras. Os processos de secreção de cortisol são regulados pela corticoliberina. Essa substância é sintetizada pelo corpo em ritmos diferentes, dependendo das situações.

O papel do cortisol

Os cientistas descobriram que todas as reações fisiológicas e bioquímicas em nosso corpo ocorrem com a participação indireta ou direta de corticosteróides. A principal tarefa do cortisol é fornecer energia ao corpo. Observe que para resolver esse problema, o hormônio usa vários métodos, incluindo a destruição do tecido muscular.

Muitas pessoas sabem que esse hormônio é produzido ativamente com o tempo, em situações estressantes. Este fato pode ser facilmente explicado – o corpo neste momento precisa de muita energia para aliviar o estresse ou escapar de um lugar perigoso. Além disso, o nível de hormônio catabólico aumenta no momento de várias lesões e após a cirurgia. O cortisol também desempenha duas outras funções importantes:

Mantém a pressão arterial normal e produz um efeito relaxante nos vasos sanguíneos, potencializando o funcionamento de outras substâncias hormonais.

A atividade do hormônio cortisol

Durante a função normal do corpo, a concentração máxima de cortisol é observada pela manhã. Durante o dia, os níveis hormonais caem e atingem os valores mínimos por volta das 21h. Claro, tudo isso é verdade apenas nos casos em que a pessoa não precisava estar em uma situação estressante. Lembraremos que isso também é treinamento.

Após a aula, o nível de hormônio catabólico aumenta. Se o atleta estiver em estado de overtraining , o nível de cortisol ficará nos valores limites por muito tempo. O grau de nossa fadiga depende diretamente da concentração de glicocorticosteróides.

A principal razão para a aceleração da secreção de cortisol é a incapacidade das moléculas de hormônio se ligarem aos receptores do tipo apropriado. Observe também que, neste ponto, o cortisol não é apenas produzido ativamente, mas também aumenta o nível de sua forma livre. Como resultado, se você não reduzir a concentração dessa substância a tempo, pode perder uma parte significativa do peso ganho.

Outra razão para o crescimento da catabólica é a dieta, ou melhor, um indicador de seu valor energético. Se o seu cardápio for pobre em carboidratos , os níveis de cortisol aumentarão drasticamente. Assim, sem o uso de anti-catabólicos para realizar um curso de secagem de qualidade você não terá sucesso, pois perderá não só gordura, mas também massa muscular. É necessário combater o cortisol, mas com competência. Caso contrário, as consequências negativas mais graves são possíveis, incluindo a morte.

Espero que tenha gostado de mais esse artigo, até o próximo!

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